CHAMADA DE TRABALHOS 

23o Congresso Ibero-americano de Engenharia de Software (CIbSE 2020)

Curitiba, Brasil, 4 a 8 de maio, 2020 

 

O CIbSE é o principal fórum de pesquisa em Engenharia de Software (ES) nos países ibero-americanos. O principal objetivo desta conferência é promover a pesquisa científica de alta qualidade nos países ibero-americanos, apoiando os pesquisadores dessa comunidade na publicação e discussão de seus trabalhos. Além disso, a conferência promove a colaboração e sinergia entre pesquisadores, estudantes e membros da indústria de software.

O CibSE 2020 acontecerá em Curitiba, Brasil. O evento incluirá uma trilha de Engenharia de Software (SET), uma trilha de Engenharia de Requisitos (RET), uma trilha de Engenharia de Software Experimental (ESELAW), palestras de pesquisadores influentes da comunidade de Engenharia de Software e atividades sociais.

A conferência contará com três eventos satélites: o Simpósio Doutoral, a Escola Ibero-Americana de Engenharia de Software (EIbAIS) e as Palestras da Indústria. O Simpósio Doutoral permitirá apresentar e discutir trabalhos em desenvolvimento e objeto das pesquisas de doutorado na área de Engenharia de Software. A escola será apresentada por palestrantes de reconhecida competência, oferecendo um programa relevante, combinando palestras e tutoriais baseados nas atuais tendências da Engenharia de Software e objetos de discussão do CIbSE. As Palestras da Indústria visam aproximar acadêmicos e profissionais da indústria local para discutir assuntos do estado da prática em Engenharia de Software.

Convidamos os pesquisadores a submeter seus trabalhos de alta qualidade, descrevendo resultados significantes, originais e ainda não publicados, para uma ou mais de nossas trilhas e categorias. Artigos podem ser submetidos em inglês, português ou espanhol. 

TRILHAS

SET - Engenharia de Software

RET - Engenharia de Requisitos

ESELAW - Engenharia de Software Experimental

CATEGORIAS

  1. Trabalhos técnicos (não excedendo 14 páginas): os trabalhos técnicos devem descrever pesquisas inovadoras nos tópicos das trilhas principais. Os trabalhos nesta categoria devem apresentar contribuições novas/inovadoras para os tópicos e devem justificar cuidadosamente essas contribuições usando citações de literatura relevante.

Critérios de avaliação: os trabalhos técnicos são avaliados com base em sua originalidade, corretude, relevância, importância da contribuição, robustez da avaliação, qualidade de apresentação e adequada comparação com trabalhos relacionados. Quando uma submissão se baseia em trabalhos anteriores dos autores, a nova contribuição deve ser descrita claramente, considerando esses trabalhos anteriores. Os artigos técnicos devem mostrar claramente como os resultados foram avaliados.

  1. Trabalhos de Ideias Emergentes (não excedendo as 8 páginas): os trabalhos sobre ideias emergentes devem descrever novas abordagens, não convencionais, sobre os tópicos das trilhas do CIbSE. Destinam-se a descrever ideias de pesquisa bem definidas e que estão em fase inicial de investigação.

Critérios de avaliação: os trabalhos de ideias emergentes serão avaliados principalmente pelo seu nível de originalidade e potencial de impacto em termos de promoção do pensamento inovador. Desta forma, as inadequações no estado da arte e a pertinência, corretude e impacto da ideia devem ser descritas com clareza. Embora a ideia descrita não precise ser totalmente validada, é esperada uma apresentação dos resultados preliminares que fornecem informações iniciais sobre sua viabilidade e/ou impacto. 

DATAS IMPORTANTES

Submissão do Resumo: 19 de novembro de 2019 3 de Dezembro de 2019

Submissão do artigo (firme): 10 de dezembro de 2019

Notificação dos autores: 17 de fevereiro de 2020  

Submissão da versão camera-ready: 3 de março de 2020 

SUBMISSÕES

Todos os trabalhos devem ser submetidos através do sistema EasyChair em https://easychair.org/conferences/?conf=cibse2020, usando apenas o formato PDF. As submissões devem ser formatadas de acordo com o estilo LNCS (https://www.springer.com/gp/computer-science/lncs/conference-proceedings-guidelines).

Pelo menos um autor dos trabalhos aceitos deve se registrar no prazo para a versão camera-ready. Pelo menos um dos autores do trabalho deve participar da conferência e apresentá-lo. Caso contrário, o trabalho será excluído dos anais disponibilizados on-line pela Curran Associates (http://www.proceedings.com) e indexados pela Scopus. Se um autor tiver mais de um trabalho aceito, será possível pagar 50% do registro no segundo e nos próximos artigo em coautoria.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Qualquer trabalho que não esteja dentro do escopo da conferência, não siga as diretrizes de formatação ou tenha sido submetido ou publicado em qualquer outro fórum (conferência ou revista) será recusado sem avaliação. Todas as demais submissões serão avaliadas por pares por pelo menos três membros do Comitê do Programa.

Todos os trabalhos aceitos serão publicados nos anais da conferência, que será indexado na Scopus e DBLP.

O melhor trabalho de cada trilha receberá um certificado de distinção. Além disso, os três melhores trabalhos de cada trilha (SET, RET e ESELAW) serão convidados a submeter uma versão estendida em inglês para uma edição especial do Journal of Software Engineering Research and Development (JSERD).

JOURNAL FIRST

Foi estabelecida uma parceria com o Journal of Software Engineering Research and Development (JSERD) para incorporar artigos journal first na programação da trilha principal do CIbSE 2020. Autores de artigos journal first aceitos como Research Articles, Case Studies ou Review na JSERD são convidados a apresentar seus trabalhos de pesquisa no CIbSE. Essa é uma excelente oportunidade para autores discutirem seus trabalhos com a comunidade, assim como enriquecer a programação técnica do CIbSE.

Os seguintes critérios de avaliação serão usados para selecionar os artigos journal first que participarão do CIbSE 2020:

- O artigo descreve resultados originais que não são extensões de artigos previamente publicados em conferências.

- O artigo foi aceito para publicação no JSERD após 1o de janeiro de 2018 (inclusive).

- Os artigos selecionados serão apresentados na trilha principal do CIbSE. Pelo menos um autor por artigo journal first selecionado deverá se registrar e apresentar o artigo na conferência.

Autores interessados em apresentar artigos journal first na CIbSE 2020 devem enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto "Journal First - CIbSE 2020" até 1o de fevereiro de 2020. As seguintes informações devem ser fornecidas: (i) o título do artigo, (ii) a lista de autores, (iii) o DOI do artigo e (iv) e um breve texto descrevendo como o artigo satisfaz os critérios discutidos acima.

 

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Trilha de Engenharia de Software (SET) 

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O SET é um fórum onde pesquisadores e profissionais ibero-americanos podem apresentar e debater novos resultados de pesquisa em todas as áreas da Engenharia de Software, exceto engenharia de requisitos e engenharia de software experimental, que são discutidos nas trilhas correspondentes.

TÓPICOS DE INTERESSE 

- Aprendizagem de máquina aplicada a engenharia de software

- Arquitetura de software

- Aspectos humanos e sociais da engenharia de software

- Economia e métricas de software

- Educação e treinamento na engenharia de software

- Engenharia de software baseada em busca

- Engenharia de software contínua (e.g, DevOps, agile, etc.)

- Engenharia de software dirigida a modelos

- Engenharia de software para sistemas contemporâneos (e.g., computação em nuvem, aplicações de big data, internet das coisas, sistemas ciber-físicos, sistemas sócio-técnicos, blockchain, etc.)

- Evolução e manutenção de software

- Gestão de dívida técnica

- Linhas de produto de software

- Métodos formais aplicados à engenharia de software

- Processos de software

- Qualidade de software e modelos de qualidade

- Reutilização de software

- Segurança em engenharia de software

- Teste de software 

COORDENADORES DA SET 

Daniela Soares Cruzes (SINTEF, Noruega)

Eduardo Figueiredo (UFMG, Brasil)

 

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Trilha de Engenharia de Requisitos (RET) 

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O objetivo desta trilha é explorar e discutir avanços e contribuições relevantes para a área de Engenharia de Requisitos e sua relação com diferentes domínios de aplicações, através de soluções integradas e robustas propostas por pesquisadores e profissionais. Esta trilha foi executada anteriormente como o Workshop de Engenharia de Requisitos.

TÓPICOS DE INTERESSE 

- Alinhamento de requisitos com objetivos e processos de negócio

- Aspectos sociais, culturais e cognitivos em engenharia de requisitos

- Conformidade com regulamentos

- Educação e treinamento de engenharia de requisitos

- Elicitação, análise e documentação de requisitos

- Engenharia de requisitos e arquitetura de software

- Engenharia de requisitos para paradigmas de desenvolvimento específicos (e.g., orientado a agentes, orientado a aspectos ou orientado a serviços)

- Engenharia de requisitos para sistemas intensivos em software (e.g., sistemas auto-adaptáveis, sistemas autônomos, sistemas ciber-físicos, etc.)

- Gestão, rastreabilidade, priorização e negociação de requisitos

- Linguagem, métodos, processos e ferramentas de especificação de requisitos

- Requisitos em métodos ágeis

- Requisitos não funcionais

- Requisitos no desenvolvimento dirigido por modelos

- Requisitos para aplicações Web e aplicações móveis

- Requisitos para linhas de produtos

- Validação e visualização de requisitos

COORDENADORES DA RET  

Carla Silva (CIn-UFPE, Brasil)

Jose Luis de la Vara (University of Castilla - La Mancha, Espanha)

 

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Trilha de Engenharia de Software Experimental (ESELAW)

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Esta trilha é a evolução do Workshop de Engenharia de Software Experimental. O ESELAW é um fórum estimulante, onde pesquisadores e profissionais podem apresentar e discutir resultados de pesquisas recentes sobre uma ampla gama de temas relacionados com a Engenharia de Software Experimental. A trilha incentiva a troca de ideias para a melhor compreensão dos pontos fortes e fracos das tecnologias e métodos da engenharia de software a partir de um forte ponto de vista experimental, incluindo diferentes tipos de estudos experimentais. Além disso, pesquisas sobre métodos experimentais, bem como design e análise de estudos experimentais também são bem-vindos.

TÓPICOS DE INTERESSE

- Avaliação e comparação de técnicas e modelos de engenharia de software

- Desenvolvimento de modelos preditivos para a engenharia de software baseados em métodos experimentais

- Educação e treinamento em engenharia de software experimental

- Estudos baseados em simulação em engenharia de software

- Estudos experimentais sobre os processos e produtos de software

- Estudos secundários (mapeamentos sistemáticos, revisões sistemáticas e revisões rápidas)

- Experiência industrial, estudos de caso, pesquisa-ação, estudos etnográficos, grounded theory, entre outros

- Experimentação contínua

- Infraestruturas e novas técnicas para a realização de estudos experimentais

- Mineração de repositórios de software e análise de dados

- Novas ideias a respeito de medição, avaliação, comparação e desenvolvimento de métodos de engenharia de software experimentais

- Replicação de estudos experimentais

COORDENADORES DA ESELAW

Breno França (UNICAMP, Brasil)

Martin Solari (Universidad ORT, Uruguai)

 

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Simpósio Doutoral 

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O objetivo do simpósio doutoral é disseminar pesquisas em andamento conduzidas por jovens pesquisadores. Uma banca de especialistas discutirá com os pesquisadores para sugerir novas perspectivas e melhorias em suas teses de doutorado.

A pesquisa submetida pode abordar quaisquer tópicos de interesse do CIbSE 2020. É recomendável, apesar de não mandatório, que a pesquisa esteja em estágio intermediário (~ 2o ano), de forma que as sugestões da banca possam ser consideradas no trabalho de doutorado.

A estrutura sugerida do artigo é:

- Introduzir a área de pesquisa e identificar seus maiores desafios;

- Formular questões e objetivos de pesquisa claramente, justificando porque foram escolhidos;

- Apresentar o conhecimento existente sobre o domínio do problema, bem como o estado das soluções existentes;

- Descrever a metodologia de pesquisa que está sendo aplicada;

- Introduzir a solução proposta e os resultados atingidos até o momento;

- Mencionar em que aspectos a solução proposta é diferente e melhor quando comparada a soluções existentes;

- Indicar questões em aberto e os próximos passos planejados;

- Prover uma lista de referências.

Os artigos do Simpósio Doutoral devem ser de autoria exclusiva do candidato ao doutorado (portanto, o nome do orientador não deve ser incluído). Todos os artigos devem ser submetidos no formato PDF pelo EasyChair usando o link disponível na página do CIbSE 2020 na internet. Artigos podem ser submetidos em inglês, português ou espanhol. Além disso, o artigo não deve exceder 8 páginas e deve ser formatado de acordo com o estilo LNCS. Os autores de artigos aceitos para o Simpósio Doutoral devem se inscrever no congresso antes do prazo de envio da versão camera-ready.

DATAS IMPORTANTES:

Submissão dos trabalhos: 4 de fevereiro de 2020

Notificação de aceitação: 25 de fevereiro de 2020

Camera-ready: 11 de março de 2020 

COORDENADORES DO SIMPÓSIO DOUTORAL 

Guilherme Horta Travassos (COPPE/UFRJ, Brasil)

Oscar Pastor (Universidad Politécnica de Valencia, Espanha)

 

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Escola Ibero-Americana Avançada de Engenharia de Software (EIbAIS) 

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A Escola Ibero-Americana Avançada de Engenharia de Software (EIbAIS) representa uma iniciativa do CIbSE para disseminar o conhecimento sobre a engenharia de software na Ibero-América. Ela se iniciou como uma evolução natural dos tutoriais e minicursos anteriormente oferecidos pelo CIbSE, através da inclusão de tópicos emergentes na área e não exclusivamente relacionados às trilhas principais do CIbSE: tecnologias, experimentação e requisitos.

O objetivo da EIbAIS é promover um fórum para discussões relacionadas a engenharia de software, suas tecnologias relacionadas e fundamentação teórica, permitindo a participação em suas atividades de profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação e pesquisadores. 

Como em qualquer atividade relacionada com o CIbSE, todos os palestrantes estão empenhados em contribuir, de forma voluntária, com a comunidade CIbSE e com a disseminação de conhecimento da Engenharia de Software na Ibero-América. No entanto, dependendo do número de registros no EIbAIS e do orçamento do CIbSE, poderemos ajudar nas despesas de viagem e na inscrição dos palestrantes.

A EIbAIS está organizada em duas categorias básicas de sessões plenárias para dois dias: módulos sobre o estado da prática e sobre o estado da arte.

Os módulos sobre o estado da prática oferecem discussões sobre tópicos de interesse geral, usualmente identificados pela demanda local. Esses módulos complementam o conhecimento e questões práticas dos participantes, apresentando ao público resultados de engenharia de software baseados na evidência. Alguns exemplos de tópicos envolvidos nestes módulos são ferramentas CASE, testes de software, especificações baseadas em cenários, pesquisa de opinião, experimentos controlados, entre outros.

Os módulos sobre o estado da arte oferecem discussões sobre tópicos de interesse emergentes e que geralmente representam as perspectivas da comunidade de Engenharia de Software. Estes módulos destinam-se a fornecer informações sobre tecnologias de engenharia de software atuais e inovadoras, mostrando os últimos avanços em cada assunto. Alguns exemplos destes tópicos incluem a especificação de requisitos para sistemas ubíquos, testes de software de sistemas sensíveis ao contexto, engenharia de software para Internet das Coisas, experimentos baseados em simulação, síntese de evidências em engenharia de software, entre outros.

Todos os participantes que comparecerem às sessões plenárias obterão um certificado de participação, indicando os módulos, palestrantes e conteúdos.

Os principais tópicos para os dois tipos de módulos do EIbAIS serão anunciados em breve!

COORDENADORES DA EIbAIS

Luca Cernuzzi (Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción, Paraguai)

Monalessa Perini Barcellos (UFES, Brasil) 

 

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Palestras da Indústria

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As Palestras da Indústria visam oferecer meios para profissionais da indústria apresentarem e discutirem trabalhos que ataquem problemas cotidianos de Engenharia de Software. Propostas de palestras explorando melhores práticas, problemas, soluções e desafios emergentes da indústria, assim como outros assuntos relacionados com Engenharia de Software, são bem-vindas. Profissionais e pesquisadores são convidados a trabalhar em conjunto, explorando como processos, métodos, técnicas e ferramentas de Engenharia de Software podem prover melhores soluções para a indústria.

As propostas de palestras a serem submetidas não devem conter mais do que uma página e podem abordar qualquer assunto listado nos tópicos de interesse das trilhas do CIbSE 2020. Todas as propostas devem ser submetidas em PDF por meio do EasyChair, usando o endereço fornecido na página web do CIbSE 2020. As propostas devem ser escritas em inglês, português ou espanhol. Além disso, as propostas de palestra devem apresentar uma visão geral da palestra, destacar o contexto, o público alvo, os assuntos principais a serem abordados e possíveis aplicações ou lições aprendidas. Pelo menos um dos autores de cada palestra aceita deve se inscrever no CIbSE até a data de submissão da versão final.

DATAS IMPORTANTES

Submissão da proposta de palestra: 4 de fevereiro de 2020 

Notificação: 25 de fevereiro de 2020  

Versão final da proposta de palestra: 11 de março de 2020

COORDENADORES DAS PALESTRAS DA INDÚSTRIA

Marco Paludo (PUCPR, Brasil)

Rafael Prikladnicki (PUCRS, Brasil)

 

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Comitê Geral de Organização 

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COORDENADORES GERAIS DA CONFERÊNCIA 

Andreia Malucelli (PUCPR, Brasil)

Sheila Reinehr (PUCPR, Brasil)

 

COORDENADORES GERAIS DE PROGRAMA 

Claudia Ayala (UPC, Espanha)

Leonardo Murta (UFF, Brasil)

 

COORDENADOR DE ANAIS 

Ivan Machado (UFBA, Brasil)

 

COORDENADORES DE PUBLICIDADE  

Marcela Genero Bocco (University of Castilla-La Mancha, Espanha)

Tayana Uchôa Conte (UFAM, Brasil)

 

COORDENADOR DO WEBSITE 

Luan Melo (PUCPR, Brasil)