23o Congresso Ibero-americano de Engenharia de Software (CIbSE 2020)

Curitiba, Brasil, 4 a 8 de maio, 2020 

 

A Escola Ibero-Americana Avançada de Engenharia de Software (EIbAIS) representa uma iniciativa do CIbSE para disseminar o conhecimento sobre a engenharia de software na Ibero-América. Ela se iniciou como uma evolução natural dos tutoriais e minicursos anteriormente oferecidos pelo CIbSE, através da inclusão de tópicos emergentes na área e não exclusivamente relacionados às trilhas principais do CIbSE: tecnologias, experimentação e requisitos.

O objetivo da EIbAIS é promover um fórum para discussões relacionadas a engenharia de software, suas tecnologias relacionadas e fundamentação teórica, permitindo a participação em suas atividades de profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação e pesquisadores. 

Como em qualquer atividade relacionada com o CIbSE, todos os palestrantes estão empenhados em contribuir, de forma voluntária, com a comunidade CIbSE e com a disseminação de conhecimento da Engenharia de Software na Ibero-América. No entanto, dependendo do número de registros no EIbAIS e do orçamento do CIbSE, poderemos ajudar nas despesas de viagem e na inscrição dos palestrantes.

A EIbAIS está organizada em duas categorias básicas de sessões plenárias para dois dias: módulos sobre o estado da prática e sobre o estado da arte.

Os módulos sobre o estado da prática oferecem discussões sobre tópicos de interesse geral, usualmente identificados pela demanda local. Esses módulos complementam o conhecimento e questões práticas dos participantes, apresentando ao público resultados de engenharia de software baseados na evidência. Alguns exemplos de tópicos envolvidos nestes módulos são ferramentas CASE, testes de software, especificações baseadas em cenários, pesquisa de opinião, experimentos controlados, entre outros.

Os módulos sobre o estado da arte oferecem discussões sobre tópicos de interesse emergentes e que geralmente representam as perspectivas da comunidade de Engenharia de Software. Estes módulos destinam-se a fornecer informações sobre tecnologias de engenharia de software atuais e inovadoras, mostrando os últimos avanços em cada assunto. Alguns exemplos destes tópicos incluem a especificação de requisitos para sistemas ubíquos, testes de software de sistemas sensíveis ao contexto, engenharia de software para Internet das Coisas, experimentos baseados em simulação, síntese de evidências em engenharia de software, entre outros.

Todos os participantes que comparecerem às sessões plenárias obterão um certificado de participação, indicando os módulos, palestrantes e conteúdos.

Os principais tópicos para os dois tipos de módulos do EIbAIS serão anunciados em breve!

COORDENADORES DA EIbAIS

Luca Cernuzzi (Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción, Paraguai)

Monalessa Perini Barcellos (UFES, Brasil) 

 

 

------------------------------------------------------------------------------

Comitê Geral de Organização 

------------------------------------------------------------------------------

COORDENADORES GERAIS DA CONFERÊNCIA 

Andreia Malucelli (PUCPR, Brasil)

Sheila Reinehr (PUCPR, Brasil)

 

COORDENADORES GERAIS DE PROGRAMA 

Claudia Ayala (UPC, Espanha)

Leonardo Murta (UFF, Brasil)

 

COORDENADOR DE ANAIS 

Ivan Machado (UFBA, Brasil)

 

COORDENADORES DE PUBLICIDADE  

Marcela Genero Bocco (University of Castilla-La Mancha, Espanha)

Tayana Uchôa Conte (UFAM, Brasil)

 

COORDENADOR DO WEBSITE 

Luan Melo (PUCPR, Brasil)