23o Congresso Ibero-americano de Engenharia de Software (CIbSE 2020)

Curitiba, Brasil, 4 a 8 de maio, 2020 

 

O CIbSE é o principal fórum de pesquisa em Engenharia de Software (ES) nos países ibero-americanos. O principal objetivo desta conferência é promover a pesquisa científica de alta qualidade nos países ibero-americanos, apoiando os pesquisadores dessa comunidade na publicação e discussão de seus trabalhos. Além disso, a conferência promove a colaboração e sinergia entre pesquisadores, estudantes e membros da indústria de software.

O CibSE 2020 acontecerá em Curitiba, Brasil. O evento incluirá uma trilha de Engenharia de Software (SET), uma trilha de Engenharia de Requisitos (RET), uma trilha de Engenharia de Software Experimental (ESELAW), palestras de pesquisadores influentes da comunidade de Engenharia de Software e atividades sociais.

A conferência contará com três eventos satélites: o Simpósio Doutoral, a Escola Ibero-Americana de Engenharia de Software (EIbAIS) e as Palestras da Indústria. O Simpósio Doutoral permitirá apresentar e discutir trabalhos em desenvolvimento e objeto das pesquisas de doutorado na área de Engenharia de Software. A escola será apresentada por palestrantes de reconhecida competência, oferecendo um programa relevante, combinando palestras e tutoriais baseados nas atuais tendências da Engenharia de Software e objetos de discussão do CIbSE. As Palestras da Indústria visam aproximar acadêmicos e profissionais da indústria local para discutir assuntos do estado da prática em Engenharia de Software.

Convidamos os pesquisadores a submeter seus trabalhos de alta qualidade, descrevendo resultados significantes, originais e ainda não publicados, para uma ou mais de nossas trilhas e categorias. Artigos podem ser submetidos em inglês, português ou espanhol. 

TRILHAS

SET - Engenharia de Software

RET - Engenharia de Requisitos

ESELAW - Engenharia de Software Experimental

CATEGORIAS

  1. Trabalhos técnicos (não excedendo 14 páginas): os trabalhos técnicos devem descrever pesquisas inovadoras nos tópicos das trilhas principais. Os trabalhos nesta categoria devem apresentar contribuições novas/inovadoras para os tópicos e devem justificar cuidadosamente essas contribuições usando citações de literatura relevante.

Critérios de avaliação: os trabalhos técnicos são avaliados com base em sua originalidade, corretude, relevância, importância da contribuição, robustez da avaliação, qualidade de apresentação e adequada comparação com trabalhos relacionados. Quando uma submissão se baseia em trabalhos anteriores dos autores, a nova contribuição deve ser descrita claramente, considerando esses trabalhos anteriores. Os artigos técnicos devem mostrar claramente como os resultados foram avaliados.

  1. Trabalhos de Ideias Emergentes (não excedendo as 8 páginas): os trabalhos sobre ideias emergentes devem descrever novas abordagens, não convencionais, sobre os tópicos das trilhas do CIbSE. Destinam-se a descrever ideias de pesquisa bem definidas e que estão em fase inicial de investigação.

Critérios de avaliação: os trabalhos de ideias emergentes serão avaliados principalmente pelo seu nível de originalidade e potencial de impacto em termos de promoção do pensamento inovador. Desta forma, as inadequações no estado da arte e a pertinência, corretude e impacto da ideia devem ser descritas com clareza. Embora a ideia descrita não precise ser totalmente validada, é esperada uma apresentação dos resultados preliminares que fornecem informações iniciais sobre sua viabilidade e/ou impacto. 

DATAS IMPORTANTES

Submissão do Resumo:19 de novembro de 2019 3 de Dezembro de 2019

Submissão do artigo (firme): 10 de dezembro de 2019

Notificação dos autores: 17 de fevereiro de 2020  

Submissão da versão camera-ready: 3 de março de 2020 

SUBMISSÕES

Todos os trabalhos devem ser submetidos através do sistema EasyChair em https://easychair.org/conferences/?conf=cibse2020, usando apenas o formato PDF. As submissões devem ser formatadas de acordo com o estilo LNCS (https://www.springer.com/gp/computer-science/lncs/conference-proceedings-guidelines).

Pelo menos um autor dos trabalhos aceitos deve se registrar no prazo para a versão camera-ready. Pelo menos um dos autores do trabalho deve participar da conferência e apresentá-lo. Caso contrário, o trabalho será excluído dos anais disponibilizados on-line pela Curran Associates (http://www.proceedings.com) e indexados pela Scopus. Se um autor tiver mais de um trabalho aceito, será possível pagar 50% do registro no segundo e nos próximos artigo em coautoria.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Qualquer trabalho que não esteja dentro do escopo da conferência, não siga as diretrizes de formatação ou tenha sido submetido ou publicado em qualquer outro fórum (conferência ou revista) será recusado sem avaliação. Todas as demais submissões serão avaliadas por pares por pelo menos três membros do Comitê do Programa.

Todos os trabalhos aceitos serão publicados nos anais da conferência, que será indexado na Scopus e DBLP.

O melhor trabalho de cada trilha receberá um certificado de distinção. Além disso, os três melhores trabalhos de cada trilha (SET, RET e ESELAW) serão convidados a submeter uma versão estendida em inglês para uma edição especial do Journal of Software Engineering Research and Development (JSERD).

JOURNAL FIRST

Foi estabelecida uma parceria com o Journal of Software Engineering Research and Development (JSERD) para incorporar artigos journal first na programação da trilha principal do CIbSE 2020. Autores de artigos journal first aceitos como Research Articles, Case Studies ou Review na JSERD são convidados a apresentar seus trabalhos de pesquisa no CIbSE. Essa é uma excelente oportunidade para autores discutirem seus trabalhos com a comunidade, assim como enriquecer a programação técnica do CIbSE.

Os seguintes critérios de avaliação serão usados para selecionar os artigos journal first que participarão do CIbSE 2020:

- O artigo descreve resultados originais que não são extensões de artigos previamente publicados em conferências.

- O artigo foi aceito para publicação no JSERD após 1o de janeiro de 2018 (inclusive).

- Os artigos selecionados serão apresentados na trilha principal do CIbSE. Pelo menos um autor por artigo journal first selecionado deverá se registrar e apresentar o artigo na conferência.

Autores interessados em apresentar artigos journal first na CIbSE 2020 devem enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto "Journal First - CIbSE 2020" até 1o de fevereiro de 2020. As seguintes informações devem ser fornecidas: (i) o título do artigo, (ii) a lista de autores, (iii) o DOI do artigo e (iv) e um breve texto descrevendo como o artigo satisfaz os critérios discutidos acima. 

------------------------------------------------------------------------------

Trilha de Engenharia de Software (SET) 

------------------------------------------------------------------------------ 

O SET é um fórum onde pesquisadores e profissionais ibero-americanos podem apresentar e debater novos resultados de pesquisa em todas as áreas da Engenharia de Software, exceto engenharia de requisitos e engenharia de software experimental, que são discutidos nas trilhas correspondentes.

TÓPICOS DE INTERESSE 

- Aprendizagem de máquina aplicada a engenharia de software

- Arquitetura de software

- Aspectos humanos e sociais da engenharia de software

- Economia e métricas de software

- Educação e treinamento na engenharia de software

- Engenharia de software baseada em busca

- Engenharia de software contínua (e.g, DevOps, agile, etc.)

- Engenharia de software dirigida a modelos

- Engenharia de software para sistemas contemporâneos (e.g., computação em nuvem, aplicações de big data, internet das coisas, sistemas ciber-físicos, sistemas sócio-técnicos, blockchain, etc.)

- Evolução e manutenção de software

- Gestão de dívida técnica

- Linhas de produto de software

- Métodos formais aplicados à engenharia de software

- Processos de software

- Qualidade de software e modelos de qualidade

- Reutilização de software

- Segurança em engenharia de software

- Teste de software 

COORDENADORES DA SET 

Daniela Soares Cruzes (SINTEF, Noruega)

Eduardo Figueiredo (UFMG, Brasil)

 

------------------------------------------------------------------------------

Comitê Geral de Organização 

------------------------------------------------------------------------------

COORDENADORES GERAIS DA CONFERÊNCIA 

Andreia Malucelli (PUCPR, Brasil)

Sheila Reinehr (PUCPR, Brasil)

 

COORDENADORES GERAIS DE PROGRAMA 

Claudia Ayala (UPC, Espanha)

Leonardo Murta (UFF, Brasil)

 

COORDENADOR DE ANAIS 

Ivan Machado (UFBA, Brasil)

 

COORDENADORES DE PUBLICIDADE  

Marcela Genero Bocco (University of Castilla-La Mancha, Espanha)

Tayana Uchôa Conte (UFAM, Brasil)

 

COORDENADOR DO WEBSITE 

Luan Melo (PUCPR, Brasil)

------------------------------------------------------------------------------

Comitê de Programa

------------------------------------------------------------------------------

Alejandra Garrido (Universidad Nacional de la Plata, Argentina)

Alejandro Catala (University of Santiago de Compostela, Spain)

Alexandre Bergel (University of Chile, Chile)

Ana Paiva (University of Porto, Portugal)

Andre Cavalcante Hora (Universidade Federal de Minas Gerais, Brazil)

Antonio Brogi (Universita di Pisa, Italy)

Antonio Rito Silva (Universidade de Lisboa, Portugal)

Beatriz Marin (Universidad Diego Portales, Chile)

Brenda Leticia Flores (Universidad Autonoma de Baja California, Mexico)

Carlos Cetina (Universidad San Jorge, Spain)

Claudia Pons (Universidad Nacional de La Plata, Argentina)

Claudio Sant'Anna (Universidade Federal da Bahia, Brazil)

Daniel Romero (Universidad Nacional de Asuncion, Paraguay)

Daniela Cruzes (SINTEF, Norway)

Daniela Godoy (Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Argentina)

Davi Viana (Universidade Federal do Maranhao, Brazil)

David Benavides (Universidad de Sevilla, Spain)

Diego Vallespir (Universidad de la Republica, Uruguay)

Dolors Costal (Universitat Politecnica de Catalunya, Spain)

Eduardo Figueiredo (Universidade Federal de Minas Gerais, Brazil)

Elena Navarro (Universidad de Castilla-La Mancha, Spain)

Ernest Teniente (Universitat Politecnica de Catalunya, Spain)

Ernesto Pimentel (Universidad de Malaga, Spain)

Eugenio Scalise (Universidad Central de Venezuela, Venezuela)

Fabio Costa (Universidade Federal de Goias, Brazil)

Fernando Brito e Abreu (Instituto Universitário de Lisboa, Portugal)

Gerardo Matturro (Universidad ORT, Uruguay)

Gustavo Rossi (Universidad Nacional de La Plata, Argentina)

Hernan Astudillo (Universidad Tecnica Federico Santa Maria, Chile)

Ivan Machado (Universidade Federal da Bahia, Brazil)

Jacome Cunha (Universidade Nova de Lisboa, Portugal)

Jeny Ruiz (Universidad de Holguin, Cuba)

João Paulo Fernandes (Universidade de Coimbra, Portugal)

John W. Castro (Universidad de Atacama, Chile)

Jose Ignacio Panach (Universitat de Valencia, Spain)

Jose Raul Romero (Universidad de Cordoba, Spain)

Juan de Lara (Universidad Autonoma de Madrid, Spain)

Juan Pablo Carvallo (Universidad del Azuay, Ecuador)

Juliana Alves Pereira (University of Rennes, France)

Kelly Garces Pernett (Universidad de los Andes, Colombia)

Kleinner Farias (University of Vale do Rio dos Sinos, Brazil)

Lourdes Moreno (Universidad Carlos III de Madrid, Spain)

Luca Cernuzzi (Universidad Catolica, Paraguay)

Luciano Baresi (Politecnico di Milano, Italy)

Luis Olsina (Universidad Nacional de La Pampa, Argentina)

Marcela Ruiz (Utrecht University, Netherlands)

Marcelo Jenkins (University of Costa Rica, Costa Rica)

Maria Cecilia Bastarrica (Universidad de Chile, Chile)

Mauricio Aniche (TU Delft, Netherlands)

Mauricio Souza (Universidade Federal de Lavras, Brazil)

Miguel Monteiro (Universidade Nova de Lisboa, Portugal)

Miguel Morales-Trujillo (Universidad Nacional Autonoma de Mexico, Mexico)

Nelly Condori-Fernandez (VU University of Amsterdam, Netherlands)

Nestor Garay-Vitoria (Universidad del Pais Vasco, Spain)

Oscar Pastor (Universitat Politecnica de Valencia, Spain)

Pablo Becker (Universidad Nacional de La Pampa, Argentina)

Pablo Villarreal (Universidad Tecnologica Nacional, Argentina)

Paulo Alencar (University of Waterloo, Canada)

Rafael Prikladnicki (Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul, Brazil)

Regina Maria Maciel Braga Villela (Universidade Federal de Juiz de Fora, Brazil)

Rosana Braga (University of Sao Paulo, Brazil)

Santiago Matalonga (University of the West of Scotland, United Kingdom)

Sheila Reinehr (Universidade Catolica do Parana, Brazil)

Silverio Martinez_Fernandez (Universitat Politecnica de Catalunya, Spain)

Silvia T. Acuña (Universidad Autonoma de Madrid, Spain)

Toacy Oliveira (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil)

Veronica Andrea Bollati (Universidad Tecnologica Nacional, Argentina)

Victor Santander (Universidad Estadual do Oeste do Parana, Brazil)

Vitor E. Silva Souza (Universidade Federal do Espirito Santo, Brazil)