23o Congresso Ibero-americano de Engenharia de Software (CIbSE 2020)

Curitiba, Brasil, 4 a 8 de maio, 2020

 

O CIbSE é o principal fórum de pesquisa em Engenharia de Software (ES) nos países ibero-americanos. O principal objetivo desta conferência é promover a pesquisa científica de alta qualidade nos países ibero-americanos, apoiando os pesquisadores dessa comunidade na publicação e discussão de seus trabalhos. Além disso, a conferência promove a colaboração e sinergia entre pesquisadores, estudantes e membros da indústria de software.

O CibSE 2020 acontecerá em Curitiba, Brasil. O evento incluirá uma trilha de Engenharia de Software (SET), uma trilha de Engenharia de Requisitos (RET), uma trilha de Engenharia de Software Experimental (ESELAW), palestras de pesquisadores influentes da comunidade de Engenharia de Software e atividades sociais.

A conferência contará com três eventos satélites: o Simpósio Doutoral, a Escola Ibero-Americana de Engenharia de Software (EIbAIS) e as Palestras da Indústria. O Simpósio Doutoral permitirá apresentar e discutir trabalhos em desenvolvimento e objeto das pesquisas de doutorado na área de Engenharia de Software. A escola será apresentada por palestrantes de reconhecida competência, oferecendo um programa relevante, combinando palestras e tutoriais baseados nas atuais tendências da Engenharia de Software e objetos de discussão do CIbSE. As Palestras da Indústria visam aproximar acadêmicos e profissionais da indústria local para discutir assuntos do estado da prática em Engenharia de Software.

Convidamos os pesquisadores a submeter seus trabalhos de alta qualidade, descrevendo resultados significantes, originais e ainda não publicados, para uma ou mais de nossas trilhas e categorias. Artigos podem ser submetidos em inglês, português ou espanhol. 

TRILHAS

SET - Engenharia de Software

RET - Engenharia de Requisitos

ESELAW - Engenharia de Software Experimental

CATEGORIAS

  1. Trabalhos técnicos (não excedendo 14 páginas): os trabalhos técnicos devem descrever pesquisas inovadoras nos tópicos das trilhas principais. Os trabalhos nesta categoria devem apresentar contribuições novas/inovadoras para os tópicos e devem justificar cuidadosamente essas contribuições usando citações de literatura relevante.

Critérios de avaliação: os trabalhos técnicos são avaliados com base em sua originalidade, corretude, relevância, importância da contribuição, robustez da avaliação, qualidade de apresentação e adequada comparação com trabalhos relacionados. Quando uma submissão se baseia em trabalhos anteriores dos autores, a nova contribuição deve ser descrita claramente, considerando esses trabalhos anteriores. Os artigos técnicos devem mostrar claramente como os resultados foram avaliados.

  1. Trabalhos de Ideias Emergentes (não excedendo as 8 páginas): os trabalhos sobre ideias emergentes devem descrever novas abordagens, não convencionais, sobre os tópicos das trilhas do CIbSE. Destinam-se a descrever ideias de pesquisa bem definidas e que estão em fase inicial de investigação.

Critérios de avaliação: os trabalhos de ideias emergentes serão avaliados principalmente pelo seu nível de originalidade e potencial de impacto em termos de promoção do pensamento inovador. Desta forma, as inadequações no estado da arte e a pertinência, corretude e impacto da ideia devem ser descritas com clareza. Embora a ideia descrita não precise ser totalmente validada, é esperada uma apresentação dos resultados preliminares que fornecem informações iniciais sobre sua viabilidade e/ou impacto. 

DATAS IMPORTANTES

Submissão do Resumo: 19 de novembro de 2019 3 de Dezembro de 2019

Submissão do artigo (firme): 10 de dezembro de 2019

Notificação dos autores: 17 de fevereiro de 2020  

Submissão da versão camera-ready: 3 de março de 2020 

SUBMISSÕES

Todos os trabalhos devem ser submetidos através do sistema EasyChair em https://easychair.org/conferences/?conf=cibse2020, usando apenas o formato PDF. As submissões devem ser formatadas de acordo com o estilo LNCS (https://www.springer.com/gp/computer-science/lncs/conference-proceedings-guidelines).

Pelo menos um autor dos trabalhos aceitos deve se registrar no prazo para a versão camera-ready. Pelo menos um dos autores do trabalho deve participar da conferência e apresentá-lo. Caso contrário, o trabalho será excluído dos anais disponibilizados on-line pela Curran Associates (http://www.proceedings.com) e indexados pela Scopus. Se um autor tiver mais de um trabalho aceito, será possível pagar 50% do registro no segundo e nos próximos artigo em coautoria.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Qualquer trabalho que não esteja dentro do escopo da conferência, não siga as diretrizes de formatação ou tenha sido submetido ou publicado em qualquer outro fórum (conferência ou revista) será recusado sem avaliação. Todas as demais submissões serão avaliadas por pares por pelo menos três membros do Comitê do Programa.

Todos os trabalhos aceitos serão publicados nos anais da conferência, que será indexado na Scopus e DBLP.

O melhor trabalho de cada trilha receberá um certificado de distinção. Além disso, os três melhores trabalhos de cada trilha (SET, RET e ESELAW) serão convidados a submeter uma versão estendida em inglês para uma edição especial do Journal of Software Engineering Research and Development (JSERD).

JOURNAL FIRST

Foi estabelecida uma parceria com o Journal of Software Engineering Research and Development (JSERD) para incorporar artigos journal first na programação da trilha principal do CIbSE 2020. Autores de artigos journal first aceitos como Research Articles, Case Studies ou Review na JSERD são convidados a apresentar seus trabalhos de pesquisa no CIbSE. Essa é uma excelente oportunidade para autores discutirem seus trabalhos com a comunidade, assim como enriquecer a programação técnica do CIbSE.

Os seguintes critérios de avaliação serão usados para selecionar os artigos journal first que participarão do CIbSE 2020:

- O artigo descreve resultados originais que não são extensões de artigos previamente publicados em conferências.

- O artigo foi aceito para publicação no JSERD após 1o de janeiro de 2018 (inclusive).

- Os artigos selecionados serão apresentados na trilha principal do CIbSE. Pelo menos um autor por artigo journal first selecionado deverá se registrar e apresentar o artigo na conferência.

Autores interessados em apresentar artigos journal first na CIbSE 2020 devem enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto "Journal First - CIbSE 2020" até 1o de fevereiro de 2020. As seguintes informações devem ser fornecidas: (i) o título do artigo, (ii) a lista de autores, (iii) o DOI do artigo e (iv) e um breve texto descrevendo como o artigo satisfaz os critérios discutidos acima.

------------------------------------------------------------------------------

Trilha de Engenharia de Requisitos (RET) 

------------------------------------------------------------------------------

O objetivo desta trilha é explorar e discutir avanços e contribuições relevantes para a área de Engenharia de Requisitos e sua relação com diferentes domínios de aplicações, através de soluções integradas e robustas propostas por pesquisadores e profissionais. Esta trilha foi executada anteriormente como o Workshop de Engenharia de Requisitos.

TÓPICOS DE INTERESSE 

- Alinhamento de requisitos com objetivos e processos de negócio

- Aspectos sociais, culturais e cognitivos em engenharia de requisitos

- Conformidade com regulamentos

- Educação e treinamento de engenharia de requisitos

- Elicitação, análise e documentação de requisitos

- Engenharia de requisitos e arquitetura de software

- Engenharia de requisitos para paradigmas de desenvolvimento específicos (e.g., orientado a agentes, orientado a aspectos ou orientado a serviços)

- Engenharia de requisitos para sistemas intensivos em software (e.g., sistemas auto-adaptáveis, sistemas autônomos, sistemas ciber-físicos, etc.)

- Gestão, rastreabilidade, priorização e negociação de requisitos

- Linguagem, métodos, processos e ferramentas de especificação de requisitos

- Requisitos em métodos ágeis

- Requisitos não funcionais

- Requisitos no desenvolvimento dirigido por modelos

- Requisitos para aplicações Web e aplicações móveis

- Requisitos para linhas de produtos

- Validação e visualização de requisitos

COORDENADORES DA RET  

Carla Silva (CIn-UFPE, Brasil)

Jose Luis de la Vara (University of Castilla - La Mancha, Espanha)

 

------------------------------------------------------------------------------

Comitê Geral de Organização 

------------------------------------------------------------------------------

COORDENADORES GERAIS DA CONFERÊNCIA 

Andreia Malucelli (PUCPR, Brasil)

Sheila Reinehr (PUCPR, Brasil)

 

COORDENADORES GERAIS DE PROGRAMA 

Claudia Ayala (UPC, Espanha)

Leonardo Murta (UFF, Brasil)

 

COORDENADOR DE ANAIS 

Ivan Machado (UFBA, Brasil)

 

COORDENADORES DE PUBLICIDADE  

Marcela Genero Bocco (University of Castilla-La Mancha, Espanha)

Tayana Uchôa Conte (UFAM, Brasil)

 

COORDENADOR DO WEBSITE 

Luan Melo (PUCPR, Brasil)

 

------------------------------------------------------------------------------

Comitê de Programa

------------------------------------------------------------------------------

Carlos Cares (CEISUFRO, Universidad de La Frontera, Chile)

Carme Quer (Universitat Politècnica de Catalunya, Spain)

Clara Ayora (Tree Technology S.A., Spain)

Cristina Palomares (Universitat Politècnica de Catalunya, Spain)

Denis Silveira (Universidade Federal de Pernambunco, Brazil)

Eugenio Parra (Universidad Carlos III de Madrid, Spain)

Fernanda Alencar (Universidade Federal de Pernambuco, Brazil)

Giovanni Giachetti (Universidad Tecnológica de Chile INACAP, Chile)

Gladys Kaplan (Universidad Nacional de la Matanza, Argentina)

Gonzalo Génova (Knowledge Reuse Group, Universidad Carlos III de Madrid, Spain)

Graciela Hadad (Universidad Nacional del Oeste, Argentina)

Isabel Brito (Instituto Politécnico de Beja, Portugal)

Jéssyka Vilela (Universidade Federal de Pernambuco, Brazil)

João Araújo (Universidade Nova de Lisboa, Portugal)

Johnny Marques (Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Brazil)

Jorge Barreiros (ISEC / NOVA-LINCS, Portugal)

Juan Sanchez (Universitat Politècnica de València, Spain)

Judith Barrios (University of Los Andes, Venezuela)

Krzysztof Wnuk (Blekinge Institute of Technology, Sweden)

Leandro Antonelli (LIFIA, Facultad de Informática, UNLP, Argentina)

Leticia Duboc (Universidad Ramon Lull, Spain)

Lidia Lopez (Universitat Politècnica de Catalunya, Spain)

Luiz Galvão (Universidade Federal de São Paulo, Brazil)

Luiz Marcio (York University, Canada)

Marcela Ridao (INTIA UNICEN, Argentina)

Marcia Lucena (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil)

Maria Lencastre (Universidade de Pernambuco, Brazil)

Maria Pinto-Albuquerque (ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal)

Mauricio Alferez (University of Luxembourg, Luxembourg)

Nathalie Aquino (Universidad Católica "Nuestra Señora de la Asunción", Paraguay)

Pedro Valderas (Universitat Politècnica de València, Spain)

Rafael Prikladnicki (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brazil)

Renata Guizzardi (Universidade Federal do Espirito Santo, Brazil)

Roberto Avila (Centro Universitário de Brasília, Brazil)

Vera Werneck (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ-IME, Brazil)

Victoria Torres (Universitat Politècnica de València, Spain)

Wilkerson Andrade (Universidade Federal de Campina Grande, Brazil)